sábado, 29 de agosto de 2009

Modelando uma bucha (parte 2)

Olá visitante,
Antes de continuarmos com o tutorial de modelagem da bucha, saiba que existem muitas formas de se chegar ao mesmo resultado e que não existe um modo "mais certo" de se fazer um modelo. Claro que certas regras de modelagem devem ser seguidas para que não se corra o risco de perder a peça por uma incompatibilidade nas features, ou seja, seu modelo deu "pau", no bom portugues. O que quero dizer é que se você discutir sobre a melhor forma de se fazer por exemplo, uma bucha, algumas pessoas dirão que sempre fizeram com "sketch" e depois geraram o modelo com um "revolve" e que assim é a melhor forma de fazer. Eu diria que esta pessoa está certa, mas também diria que ela está errada. O foco na modelagem de qualquer componente deve ser a futura edição do modelo e não se a árvore de features está mais enxuta que outra arvore onde não foram utilizados os mesmos critérios de modelagem. Pense sempre assim:
Se uma outra pessoa for utilizar este modelo para gerar um outro componente ele terá dificuldade ou facilidade para identificar onde ele deverá fazer as suas alterações?
O que quero dizer é que durante este tutorial serão apresentadas algumas maneiras de se modelar que com certeza não serão de consenso. E nem devem ser. O que se espera de um software como o NX é que ele se adapte a vários modos de modelagem e não que o usuário se adapte ao software porque este só possui uma forma de modelar. É como eu escrevi no primeiro post:
Um software fácil de usar e aprender provavelmente possuirá limitações.

Voltando a nossa bucha...
Daremos continuidade ao nosso modelo acrescentando features do tipo "groove". Muito fáceis de usar, estas features seguem o padrão diâmetro e comprimento (lembre-se do "cilinder").
Com o cilindro na tela (o da aula anterior), clique em:




Escolha retangular. Nesse momento, a "cue line" indica que você deve selecionar uma placement face. Como se trata de um groove a única opção válida nesse caso é a face cilindrica. Então, selecione-a.
Se tudo correu bem você deve ter a seguinte imagem na tela:
















Insira para groove diameter, 78
Insira para width, 73
clique OK.
Nesse momento você deve ter notado que a feature groove se sobrepos ao cilindro dificultando a seleção das edges (arestas) para o posicionamento. Localize o icone da figura abaixo e escolha a opção "static wireframe".















A cue line está indicando que você selecione a edge do target que é a aresta externa do cilindro. Depois, a cue line pede que você selecione a tool edge que pode ser a aresta interna da feature groove, veja as duas imagens a seguir:




















Feito isso aparece uma pequena janela para inserção de valor para o posicionamento. Defina este valor como zero e clique OK e Cancel.
Seu modelo deve estar parecido com isso:



















Salve seu modelo como algo do tipo: Bucha_tutorial1

Iremos fazer o furo principal no modelo para que possamos efetuar novos grooves, agora na parte interna da nossa bucha.

Selecione o ícone "Hole":




Nesse momento aparece a seguinte janela:





















Muito prático, o comando hole permite que você faça furos lisos (simple hole), furos escalonados (counterbore) e furos escareados (countersink), passantes ou com profundidade determinada.
Use simple hole para este caso:
Diameter, 40
Como faremos um furo passante não há necessidade de determinarmos a profundidade. Basta selecionar ambas as faces, frontal e traseira do cilindro.
Clique apply e você terá a janela de posicionamento. Escolha a penúltima opção que é "point onto point" e "identify solid face". Selecione a face cilindrica de maior diametro da peça. Clique em Cancel para sair do comando hole.
Se tudo correu bem você deve ter esta imagem na tela:


















Efetue vários grooves e holes (com profundidade agora) para ir escalonando a bucha e treinando o que você aprendeu.
Não esqueça de salvar seu modelo.

No próximo post faremos furos que não passam pelo centro da peça com a ajuda de "datums planes" e "datums axis".

Até a próxima e não deixe de responder a pesquisa abaixo, pois ela é que definirá o nível dos próximos tópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário