quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Antes de mais nada...

Olá visitante,
Antes de iniciarmos o primeiro capitulo sobre modelagem no UG/NX, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.
Lembre-se sempre que não há software mais dificil ou mais fácil, o que existe na verdade é a limitação do software. Um software bastante simples de aprender e usar provavelmente terá limitações de uso, por outro lado, um programa que parece complexo poderá levar seu nível de modelagem e também de aprendizado a um lugar onde você nem esperava que fosse possível chegar. Posso garantir que no inicio você irá pensar em como era feliz quando trabalhava com seu AutoCad. Não que o AutoCad seja ruim, pelo contrário, é de longe o melhor e mais bem desenvolvido programa para desenhos 2D, porêm, a modelagem em 3D envolve aspectos novos e bastante diferentes da prancheta, quer seja a prancheta tradicional ou a eletrônica, que é o caso dos softwares 2D.
A versão que será utilizada para postagem é a NX4. Não fique preocupado se a versão que você utiliza não é esta pois os desenvolvedores tem a preocupação de não tornar a adaptação muito traumática a novas versões que ocorrem quase sempre de ano em  ano.
O foco deste tutorial será em modelagem de sólidos e não de superfícies, pelo menos não por enquanto, porém, a nova diretriz dos softwares "High End" é que estes critérios se fundam numa mesma ótica, ou seja, você começa modelando uma superfície com curvas nurbs, por exemplo, e assim que a geometria estiver fechada você terá um sólido e não mais uma superfície do tipo "sheet boby". Por que isso? Porque assim que isso acontece temos acesso a tudo que um sólido tem de melhor, como a análise estrutural, cálculos de peso, massa, volume, baricentro, etc...
Outro ponto a ser colocado é que como o UG/NX é modular, trabalharemos apenas com o "modeling" e o "drafting" que é o pacote básico do software.
Na próxima postagem iremos conhecer a interface do NX4 e outras coisinhas mais...
até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário