terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Datum Plane e Datum Axis"

Olá visitante,
A partir deste post haverá um video complementando as explicações de cada tópico, uma vez que se uma imagem vale mais que mil palavras, um video deve valer mais que mil imagens, não é mesmo?

Hoje faremos a furação para fixação da nossa bucha na contra peça com a utilização de planos e eixos auxiliares também conhecidos por "Datum Plane" e "Datum Axis".

Abra o arquivo da bucha.
Visto que é importante o gerenciamento das features durante todo o processo de modelagem de qualquer componente, altere o layer corrente para 5, por exemplo. Desta forma você terá o sólido no layer 1 e os datums no layer 5. Clique no ícone do datum plane
(na imagem é o da esquerda):







Bom... agora você terá que selecionar uma área no seu modelo e fixar o datum plane. Quando você passar o cursor na peça irá reparar que uma linha de centro aparece no centro do modelo. Esta linha é onde iremos clicar para posicionar. Antes que você se pergunte porque não selecionar o corpo do cilindro, saiba que alguns comandos se comportam de acordo com a intenção de modelamento. Não iremos entrar em detalhes sobre isso agora, mas é bom saber que há esta possibilidade. Pois bem, selecione a linha e confirme com apply. Sem sair do comando de datums, selecione o datum plane recem criado e selecione também a linha de centro novamente. Isto gera um outro datum plane perpendicular ao primeiro (default de 90º). Confirme com apply e de um cancel.

Você deverá ter algo assim:



















Faremos agora um datum axis que tenha relação com os datums planes da peça.

Clique naquele ícone da direita que está junto ao do datum plane. Selecione os dois planos e confirme com apply e depois cancel. Já temos elementos para posicionar nossa furação com precisão.

Fazendo a furação:

Agora, com o auxilio dos planos e do eixo criados vamos fazer a furação na cabeça da bucha.
Lembra do comando "hole", pois é, selecione-o:




Agora usaremos um opção diferente do primeiro post já que queremos fazer um furo escalonado para que a cabeça do parafuso fique alojada na bucha, então escolha a opção central da janela Hole:





















Pensando num parafuso ISO4762 (DIN 912) M8, coloque os valores:
C-Bore Diameter = 15
C-Bore Depth = 10
Hole Diameter = 9

Obs.: Uma vez que o furo será passante não há necessidade de outros valores.

selecione a face traseira e depois a frontal do cilindro e clique apply. Neste momento aparece a janela de posicionamento. Para um posicionamento preciso você necessita de duas coordenadas para o furo. Escolha então, point onto line que é o último ícone:












Selecione o datum vertical. Aparece um valor de "zero" uma vez que estamos falando de ponto na linha. A seguir, novamente a caixa de positioning é mostrada e por default está em perpendicular. Use esta opção clicando novamente nela, então, selecione o datum axis no modelo. Aparece um valor que deverá ser preenchido com o raio de furação. Coloque 50 e clique OK. Ainda com a janela de Hole aberta, faça outros 3 furos nos demais quadrantes da peça. O resultado deve ser algo parecido com isso:

















Nota: Repare que os furos, embora tenham sido gerados com o layer 5 corrente, eles se tornaram parte do solido inicial que estava em layer 1. Isso vale para a maioria das features mas sempre há excessões. Mostrarei isso oportunamente.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário