quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Importação de linhas do AutoCad para o NX

Olá visitante,

Imagino que se você está na área de projetos há algum tempo, você deve ter iniciado seus trabalhos no AutoCad ou em outro software 2D. Imagino também que você gostaria de aproveitar algumas vistas em 2D para tornar a modelagem 3D mais fácil ou até mesmo utilizar estas linhas 2D para gerar a geometria do seu sólido, correto?

Bem meu amigo, seus problemas acabaram, pois, esta tarefa é bem simples de realizar no NX e pode poupá-lo de muito esforço além de minimizar os erros de dimensão. Claro que estamos partindo do ponto que seu desenho 2D está bem elaborado com todas as vistas de acordo umas com as outras, sem medidas editadas e nem possua pontos abertos, caso contrário, isso pode se tornar um pesadelo para você.

Antes de iniciarmos a importação destas linhas, é bom você saber algumas coisinhas antes:

1º - Mantenha o menor número de entidades possível no arquivo DWG para que o processo seja rápido e com poucas chances de erros durante a importação;

2º - Todas as entidades de desenho 2D são tratadas por “curvas”, quer sejam as importadas de outro software ou geradas no próprio NX;

3º - De acordo com a versão do NX que você está utilizando será necessário salvar o arquivo DWG numa versão compatível para a importação. Por exemplo:

Você utiliza o AutoCad Mechanical 2006 e o UG/NX4 e quer levar as “curvas” de um desenho 2D para dentro do arquivo 3D. Você deverá primeiro “salvar como” para a versão AutoCad mechanical 6 ou anteriores e somente depois disso tentar o processo de importação para o NX4.

4º - Evite desenhos 2D que possuam linhas muito segmentadas ou sobrepostas. Isso causa uma perda de tempo enorme para ser solucionado no ambiente 3D. Se for o caso, apague estas linhas e refaça a região com uma única entidade.

Dito isto, vamos importar um desenho elaborado em AutoCad para dentro do ambiente 3D do NX.

Abra seu arquivo do AutoCad.

Selecione a vista ou vistas que interessam a você e de um "Ctrl + C". Abra um arquivo novo e cole ("Ctrl + V") as vistas copiadas neste novo arquivo. Sugiro que você faça calmamente as edições, como deletar o que não será interessante, desenhar o que for conveniente e por fim, passe tudo que está na tela para layer 0 (zero).
Salve este arquivo e não esqueça da versão compatível ao NX, pois do contrário, aparecerá uma mensagem de erro ao fim da importação.

Agora vamos importar estas curvas no ambiente 3D do NX.

Crie um arquivo novo. Vá em File >> Import >> DXF / DWG. Na janela que se abriu, clique em "choose DXF / DWG file". Note que a caixa "arquivos do tipo" está em DXF que é o default, então, altere para DWG e encontre a pasta e o arquivo que você preparou no AutoCad.

Nota: O padrão do NX é o sistema imperial (polegadas) então é necessário fazer uma alteração para o sistema métrico, para isso, clique no botão "modify settings" que está bem no centro na janela de importação. Clique em "base parts" e observe. Se estiver em "metric", clique em back até voltar a janela inicial, caso esteja em "English", altere para "metric" e salve o arquivo DEF no diretório que aparece e sobrescreva.
Isto só precisa ser feito uma única vez, então nada de pânico.

Clique OK e aguarde o fim da importação.

É isso, simples assim.

Veja o vídeo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário